segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O Estado e o Indivíduo - 5º encontro (14/10): O Poder do Estado



Após o feriadão, voltamos essa semana com um novo encontro do Eixo 1 - O Estado e o Indivíduo, na próxima quarta-feira (14/10). Os próximos dois encontros tem os tema diretamente relacionados, ambos tratarão do exercício do poder. Enquanto no próximo encontro, intitulado de "O Poder do Estado", discutiremos as melhores maneiras do exercício do poder, ou seja, as formas de governo, no encontro seguinte ("o poder do povo") procuraremos abordar qual a melhor forma de decidir certas questões dentro da sociedade democrática, mostrando o embate entre tecnicismo e democracia. Por isso, não percam os encontros das duas próximas quartas.

Para iniciarmos as discussões sobre o exercício do poder pelo Estado e as formas de governo, voltaremos para os gregos tendo como texto-base o livro 3, caps I ao VII da obra clássica de Aristóteles:

Política

a partir dela podemos desenvolver nossas críticas e posições quanto a maneira de organização do poder estatal na sociedade, e em especial podemos nos perguntar: qual é o valor da democracia? por que sermos democratas?

É nessa quarta-feira, dia 14 de outubro, às 17h na sala 04 da FDR.

Como de costume, o texto pode ser acessado no link abaixo ou na Xerox da FDR:

https://www.dropbox.com/s/pxodp8lldml2a2s/5%20-%20Arist%C3%B3teles.%20Pol%C3%ADtica..pdf?dl=0

Esperamos você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário