quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Relatos da 1ª Ene Jurídica

                                                                                                              Por João Amadeus






    No dia 26 de outubro aconteceu a 1ª Ene Jurídica. O evento nasceu de uma junção, feita pela Fundação Estudar, entre a Ene, conferências de carreiras de modo mais geral, e a Feira de Estágio de Direito do Rio de Janeiro. Daí foi criada a primeira Ene com foco específico, na área do direito.
    Mas o que é a Fundação Estudar? Em resumo: foi criada em 1991 por Jorge Paulo Lemann, Beto Sucupira e Marcel Telles, com objetivo de ofertar oportunidades a jovens, para que possam agir e transformar o Brasil.
    “Ene” nasce do mote “elevar você à enésima potência”. O evento, sediado em São Paulo, voltado a 250 jovens de todo o País, na graduação e recém-formados, contou com palestra de abertura por Paulo Cezar Aragão, sócio fundador do Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados, que falou sobre carreira, escolhas profissionais e sua participação direta em operações societárias de grande relevo, como a fusão Brahma-Antarctica e a privatização da Telebrás.
    No evento, os selecionados entraram em contato direto com vários escritórios e departamentos jurídicos de grandes empresas, além das sessões de coaching disponíveis durante todo o dia. O que mais me impressionou foi: nas mesas, realmente estavam presentes profissionais dos escritórios e das empresas. Por vezes sentei e conversei diretamente com algum sócio.
    Até onde vi, não se tratou especificamente de um recrutamento em massa. Longe disso. De modo geral, a pretensão era poder situar e direcionar o jovem no mercado, orientando-o através do diálogo direito e honesto com quem faz na prática.
    O tom de informalidade predominava e o recado era bem claro: há demanda e espaço para a advocacia técnica de excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário