quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Apresentando o Laboratório Direito em Foco



O Laboratório Direito em Foco constitui o terceiro eixo de atividades do Direito em Foco. É uma inovadora proposta de inovação no ensino na Faculdade de Direito do Recife, nascida das discussões ocorridas ao longo do ano, tanto no Eixo 1 quanto no Eixo 2.

O Laboratório – carinhosamente chamado LDF pelos membros do grupo – nasce como consequência da necessidade observada de aproximar as discussões já vivenciadas pelo Direito em Foco da prática jurídica.

O LDF busca um método que se diferencia do que é proposto em sala de aula, visando criar uma nova cultura dentro da Faculdade de Direito do Recife: uma cultura que aproxime os discentes de matérias muitas vezes esquecidas, mas que são imprescindíveis para a formação de juristas, como a retórica clássica e a lógica informal. No LDF, a abordagem de tais temas será feita sempre visando a sua aplicação no mundo do Direito, prezando pela intertextualidade e pela multidisciplinaridade.

A atividade do LDF consistirá em estudos de uma série de casos de áreas diversificadas para que, ao final, os participantes assumam a postura de advogados e simulem um julgamento, aberto ao público. Os participantes serão auxiliados por monitores (alunos de períodos mais avançados), bem como pelos docentes da Faculdade de Direito do Recife, por meio de oficinas e de minicursos de apoio. Nesse interim, um dos objetivos do LDF é aproximar a teoria da prática e fomentar uma postura em que os juristas criem mais – e repitam menos – os argumentos dogmáticos.

Em síntese, com o LDF, o Direito em Foco se propõe a criar na Faculdade de Direito do Recife um ambiente de experimentação, já que a prática jurídica não está necessariamente adstrita ao que é tradicionalmente cobrado e estimulado em nosso paradigma educacional.

O Edital será lançado em breve, então fiquem de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário